Uma das mais importantes qualidades de um empresário é a confiança em si mesmo. Sua capacidade de motivar os outros, desafiar seus próprios limites, superar obstáculos e prosperar em um mundo competitivo. Tudo depende da sua capacidade de acreditar que “VOCÊ É CAPAZ DE FAZER”.

Mas vamos encarar a realidade: ninguém é perfeito, e às vezes essa centelha interior parece estar em falta. Há dias em que é difícil reunir coragem ou energia, não é mesmo?

Pode ser que uma nova fonte de estresse tenha entrado em sua vida para tirar energia. Talvez uma série imprevistos simplesmente abata seu entusiasmo temporariamente. Um cliente pode lhe trazer tantos problemas que você começa a questionar suas habilidades.

Seja qual for a razão, você pode querer, naquele momento, apenas sentar e se afundar nas lamentações.

Se você leu nosso livro Os Novos Líderes, recém-publicado no Brasil, ou participou de nossos cursos, então já sabe sobre a importância da automotivação. Mas às vezes, quando você está no calor do momento, toda a experiência e lógica do mundo não farão esses sentimentos irem embora.

Tudo bem, faz parte do nosso “kit ser humano” lidar com ímpetos de emoção, boas ou más.

No fundo, porém, ainda assim você sabe que não pode permitir que esse sentimento afete o seu dia, já que não é construtivo. Mas como você espera passar o restante do dia com este peso sobre seus ombros? Não seria ótimo se houvesse um interruptor mental, o qual você pudesse virar, a fim de restaurá-lo à sua habitual energia, sua automotivação?

Infelizmente não há nenhum interruptor LIGA / DESLIGA, mas ainda pode haver um atalho:

– Levante-se. Agora, vá em frente.

– Costas retas. Queixo para cima. Mãos nos quadris, na pose confiável de Super-Homem. Agora sorria… e mantenha o seu sorriso.

Isso não é muito difícil, é? Você pode não acreditar em seu sorriso nesse instante, mas ele é capaz de fazer uma grande diferença para o seu dia.

Como Amy Cuddy explica em sua amplamente assistida palestra no TED Talk (particularmente, no minuto 7’15”), a sua postura corporal e as expressões faciais podem ser uma ferramenta poderosa para “operar” na sua psique mais profunda, independentemente do que você pode realmente estar sentindo naquele momento.

Uma vez que você tenha se articulado um pouco em poses confiantes, dê um passo adiante, cumprimente as pessoas energeticamente. Ria mais alto, dê o sorriso mais largo e mantenha a expressão de “cara feliz”.

Mantenha essa cara feliz, até que ela se torne genuína.

É isso aí.

Essa postura não vai resolver magicamente todos os seus problemas, mas vai lhe dar o impulso positivo para ACREDITAR EM SI MESMO novamente e restaurar a fé em sua capacidade de superar qualquer obstáculo que estiver em seu caminho. O que, afinal, é metade da batalha.

Então, quando você se sentir provocado a ceder a um dia ruim, não se esqueça desta arma secreta para tirá-lo do desânimo e voltar ao trabalho.

Como aumentar sua motivação e da sua equipe? Envie suas dúvidas para a seção OSM Responde pelo e-mail faleconosco@osmconsultgroup.com.br e inscreva-se no canal da OSM no YouTube para acompanhar as respostas da nossa equipe de consultores todas as segundas.

OSM-86